segunda-feira, 7 de junho de 2010

SOBRE O SKATE

Um pouco sobre o skate:


O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia, através de surfistas que quando não tinha ondas, eles se destraiam, juntaram as rodinhas do patins com um shape, que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista , enquanto que em Portugal chama-se skater. O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

O inicio do skate
Anos 60
No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois. Nos anos 70 (1973) um norte-americano inventou as rodinhas de uretano, fazendo com que o esporte se revolucionasse mais. Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate realizando manobras do surf sobre ele. Em 1980, um dos revolucionarios do esporte desevolveu varias manobras, como flip, heelflip, hardflip, kickflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip.


Equipamentos utilizados pelos skatistas
O skate é composto basicamente por quatro partes. São elas: shape, truck, rolamento e roda. O shape é a tábua de madeira na qual o skatista apóia os pés. Hoje em dia a evolução dos modelos proporciona maior equilíbrio e facilidade na hora de dar as manobras.
Os equipamentos que você deve usar para não se machucar são muito importantes quando for andar, pois protege partes que são importante para nós, como a cabeça que é protegida pelo capacete, o joelho que é protegido pela joelheira, o cotovelo, que é protegido pela cotoveleira, entre outros equipamentos.


Perfil do skatista
• Curtem aventura, liberdade e manobras radicais.
• Levam a sério este esporte, são dedicados e buscam sempre pela manobra perfeita.
• Entrosam-se muito bem com quem entende profundamente deste esporte, passam boa parte do dia pensando neste esporte e conversam longas horas sobre este assunto.
• Gostam de novidade e buscam por novos desafios.


SK8 no Brasil
O Skate é um esporte ainda pouco divulgado no Brasil, apesar de possuir grandes skatistas. No país o esporte já teve seus altos e baixos. O primeiro pico foi na década de 80, onde havia revistas, vídeos e até álbuns de figurinhas.

Depois no final desta década e no começo dos anos 90, esta febre foi abaixando, talvez pela falta de patrocínio, divulgação, marcas. Hoje o skate já está voltando pro pé da galera, por causa da grande divulgação que está tendo. Com a chegada da TV a cabo, e de canais de esporte, como a Sportv e a Espn, o skate começa a reaparecer na cena.

Mas não é só a divulgação que está fazendo o sk8 voltar ao palco, é a qualidade do skate atual. Na década de 80 não havia tantas técnicas e manobras como hoje, tanto porque a configuração do skate era outra . Shape largo sem nose, rodas grandes e trucks pesados. Apesar disso o freestyle rolava forte naqueles tempos. Hoje em dia, o esquema é outro, o shape é estreito (normalmente 7.5), as rodas são menores e os trucks bem leves, facilitando assim as manobras de street.

Manobras
Ollie:
1. Pegue impulso com sua base normal;
2. Coloque o pé dianteiro no meio do shape, em paralelo ou em V;
3. Deixe o pé traseiro no Tail;
4. Agache para ganhar impulsão;
5. Ponha a maior parte de seu peso no pé dianteiro;
6. Force o tail para baixo, e ao mesmo tempo pule;
7. Quando o skate estiver completamente fora de contato com o chão, deslize o pé dianteiro para frente em direção ao nose;
8. O deslize serve para que o skate vá para frente, e para que o skate fique livre para subir. Isso vai parecer com que o skate esteja colado em seus pés;
9. Continue na posição até você pousar . No pouso flexione o joelho para absorver o impacto e ganhar equilíbrio. Seus pés deverão estar em cima dos dois trucks, na hora do pouso.

Frontside 180º ollie:
1. Posicione seus pés para dar um ollie;
2. Agache e torça seu tronco (com as costas para frente);
3. Quando você der o ollie, destorça o seu tronco (peito para frente);
4. Você deve permanecer o tempo inteiro sobre seus pés;
5. Quando você tiver dado o 180º, para aterrisar estique um pouco as pernas para colocar as rodinhas em contato com o chão;
6. Agache para absorver o impacto.

Varial:
No varial o skatista fica do jeito que ele está, o skate é que vira.
1. Ande em velocidade média ou superior e se prepare em posição de ollie;
2. Dê o ollie, mas ao invés de deslizar o seu pé dianteiro em direção ao nose, mantenha-o no centro do shape;
3. O impulso para o ollie com o pé traseiro não deve ser feito somente para baixo como em um ollie comum, empurre o shape suavemente em direção ao seu calcanhar (para trás);
4. Com o pé dianteiro guie o seu shape para frente, fazendo-o rodar;
5. Olhe o skate girar embaixo de você, quando ele tiver completado o 180º pegue-o com o seu pé traseiro e aterrisse.

Pop shov-it:
1. Ande em velocidade média ou superior e se prepare em posição de ollie;
2. Dê o ollie, mas ao invés de deslizar o seu pé dianteiro em direção ao nose, mantenha-o no centro do shape;
3. O impulso para o ollie com o pé traseiro não deve ser feito somente para baixo como em um ollie comum, empurre o shape suavemente em direção ao seu calcanhar (para trás);
4. Com o pé dianteiro guie o seu shape para frente, fazendo o rodar;
5. Olhe o skate girar embaixo de você, quando ele tiver completado o 180º pegue-o com o seu pé traseiro e aterrisse.

Whellie:
Esta manobra necessita de bastante equilíbrio
1. Coloque o pé dianteiro no meio do shape.
2. O pé traseiro (o mais importante) se coloca no tail.
3. Agora force o pé traseiro para baixo sem deixar o tail bater no chão, e tente andar o máximo possível assim.

Back side crooked:
O obstáculo deve estar atrás de você
Manobra em que você tem que deslizar com o truck da frente e o nose na diagonal do skate em algum caixote que tenha cantoneira ( um pedaço de ferro que é preso ao caixote de madeira ), corrimão e outras coisas que deslize.
1. Com alguns impulsos aproxime-se do caixote.
2. Olhe para a borda mirando seu truck da frente.
3. Dê um ollie.
4. Com e truck e o nose encaixado, deslize.
5. Chegando ao final da borda impulsione o nose com o pé da frente como se fosse um nollie.
6. Aterrize com os pés na base.

Frontside crooked:
O obstáculo deve estar na sua frente
Manobra em que você tem que deslizar com o truck da frente e o nose na diagonal do skate em algum caixote que tenha cantoneira (um pedaço de ferro que é preso ao caixote de madeira), corrimão e outras coisas que deslize.

OBS: A posição do corpo é muito importante. O peso do seu corpo deve ser jogado no eixo da frente e o controle do skate no pé traseiro.

1. Com alguns impulsos aproxime-se do caixote.
2. Posicione seus pés para dar um ollie mirando o truck da frente.
3. De um ollie.
4. Deslize olhando para a saída do palco.
5. Impulsione o nose com o pé da frente como se fosse um nollie.
6. A posição da volta é importante. O corpo deve acompanhar o mesmo movimento do skate.

Smith grind:
Basicamente está manobra consiste em deslizar com o truck traseiro do skate sobre alguma superfície (Corrimão, palco...). (Obs:O impulso nesta manobra é um ponto essencial.)
1. Se posicione próximo ao cano, o primeiro movimento para o Smith grind é o ollie, que varia de altura dependendo do tamanho da superfície.
2. Após o ollie você terá que encaixar seu skate na supeficie, vamos tirar como exemplo um corrimão. Para isto você vai ter que executar um ollie de forma que você ultrapasse o nose (frente do skt), e encaixe apenas o truck traseiro.
3. Após arremessar-se ao corrimão você terá que se manter sobre o obstáculo apenas com o truck traseiro.
4. Para sair uma manobra legal você terá apenas que controlar para que o skate deslize com o truck traseiro sobre o corrimão
5. Após o deslize prepare-se para sair do corrimão, a forma mais simples de sair, é levantar o nose e dar um impulso com a parte traseira, para que o skate possa sair do corrimão.
Para fazer essa manobra com bastante perfeição é preciso muitos tombos e bastante esforço. É um pouco complicado, mas com persistência o Smith grind acaba saindo legal.

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